Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

ponta porã

plano diretor

processo de revisão

planejamento  •  Desenvolvimento  •  sustentável  •  inovação

planejamento  •  Desenvolvimento  •  sustentável  •  inovação

População colabora com a revisão do Plano Diretor de Ponta Porã

Autor: Daniela Venturato, jornalista

2019 May 29




A Prefeitura de Ponta Porã promoveu entre os dias 20 e 25 de maio, as ‘Oficinas Comunitárias’, com a finalidade de receber contribuições da população na elaboração do diagnóstico para a revisão do ‘Plano Diretor de Ponta Porã’. O Plano Diretor é a principal ferramenta de planejamento do Município e deve ser revista, pelo menos, a cada dez anos.
Marta Lúcia da Silva Martinez, engenheira civil, arquiteta e urbanista que compõem a equipe de consultores que está desenvolvendo estudos para revisão do documento, relata que desde 2018 vem sendo realizadas pesquisas, entrevistas e levantamentos em campo para a realização do diagnóstico do Plano Diretor de Ponta Porã.  
A arquiteta destaca que as ‘Oficinas Comunitárias’ realizadas na última semana, proporcionarão maior entendimento sobre a percepção que a população tem do local onde moram; além de revelar quais são as reais expectativas das pessoas para o crescimento da cidade dentro dos próximos anos.
“A participação da comunidade durante as oficinas, encerra esta etapa da elaboração do diagnóstico incorporando os principais anseios da população, isso contribuirá de forma significativa com o processo de revisão desta lei, que é relevante para o desenvolvimento ordenado da cidade”, relata.
A próxima etapa será a apresentação da proposta preliminar da revisão do Plano Diretor que, depois de discutida com a comunidade, será transformada em projeto de Lei. Antes de encaminhar o projeto de lei à Câmara de Vereadores para votação, o Conselho da Cidade de Ponta Porã e a Comissão de Acompanhamento da Revisão do Plano Diretor se manifestarão e a comunidade será convidada a participar de uma audiência pública.

Participação
As oficinas comunitárias contaram com a participação de cerca de 450 pessoas, que tiveram a oportunidade de contribuir com a revisão do Plano Diretor de Ponta Porã. A metodologia de trabalho da oficina foi dividia em duas partes: na primeira, houve a exibição de vídeo que objetivou trazer um resumo da situação atual do Município nos mais diversos aspectos, tais como: infraestrutura, saneamento, preservação do meio ambiente, transporte, mobilidade urbana e moradia. Ao final, a palavra foi aberta para manifestação e esclarecimentos dos participantes.
Já, na segunda parte, os participantes foram conduzidos a responder ao questionário participativo, composto com 6 perguntas; sendo uma descritiva e as demais de múltipla escolha, com objetivo de registrar e documentar a opinião popular quanto à realidade da sua cidade e do seu bairro. Se você ainda não participou, ainda dá tempo de qualquer cidadão, interessado em contribuir com o futuro de sua cidade, participar do processo de revisão do Plano Diretor de Ponta Porã.
O questionário aplicado durante as oficinas poderá ser respondido até o dia 02 de junho (domingo) no link: http://planodiretorpontapora.com.br/noticias/24.
As ‘Oficinas Comunitárias’ foram realizadas nas Escolas Estaduais: Joaquim Murtinho; Geni Marques Magalhães; Fernando Saldanha; Pedro Afonso Goldoni (distrito de Sanga Puitã); Nova Itamarati (distrito de Nova Itamarati); João Brembatti Calvoso e, na Escola Polo Municipal Osvaldo de Almeida Mattos (distrito de Cabeceira do Apa) e foram divulgados em Diário Oficial do Município, jornal local, mídias eletrônicas, Conselhos Municipais e contou com a parceria de toda a rede municipal e estadual de educação para a mobilização da população.   O Grupo Técnico, formado por funcionários da Prefeitura de Ponta Porã participou e deu apoio aos eventos.
Informações adicionais sobre o Plano Diretor podem ser obtidas por meio do site: http://planodiretorpontapora.com.br/#planodiretor
 
Texto: Daniela Venturato, jornalista
DRT 176/MS